Primeiramente para compreender a importância dos antioxidantes temos de perceber o que são os radicais livres.
Os radicais livres são átomos de oxigénio produzidos pelo nosso organismo. São muito instáveis e por isso associam-se rapidamente a outros átomos, provocando a oxidação das células e como resultado o seu envelhecimento.
O nosso organismo produz naturalmente radicais livres mas existem muitos outros fatores externos que provocam a sua produção, como por exemplo, a poluição, a exposição a químicos, o tabaco, a exposição solar (raios ultravioletas), stress e uma alimentação desequilibrada.
Os radicais livres podem ser neutralizados através dos antioxidantes, que são moléculas capazes de inibir a oxidação de outras moléculas.
Os antioxidantes podem ser sintetizados pelo organismo bem como adquiridos naturalmente.
Nesse sentido, devemos procurar alimentos ricos em antioxidantes, que nos protegem dos radicais livres. Os antioxidantes são medidos em valores ORAC. O valor ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity - Capacidade de Absorção dos Radicais de Oxigénio) mede a capacidade antioxidante dos alimentos e de neutralização dos radicais livres.
De acordo com o estudo* do U.S. Department of Agriculture – Agricultural Research Service, o açaí tem um ORAC 17 vezes superior ao dos mirtilos e 83 vezes ao da uva.
A antocianina, responsável pela pigmentação roxa do açaí é provavelmente o fator principal que faz do açaí uma fruta com uma enorme capacidade antioxidante.
Além do açaí, existem outros frutos e legumes com valor ORAC como por exemplo goji, uva preta, preta, mirtilo, cereja, ameixa, framboesa, morango, couve, espinafres e beterraba.
Neste sentido, procura fazer uma alimentação equilibrada com frutas e legumes, faz exercício físico e dorme bem.
Deixamos aqui uma sugestão para uma refeição nutritiva. Prepara uma taça de açaí com frutos vermelhos e desfruta. Como resultado terás um excelente reforço de antioxidantes no teu organismo para que possa naturalmente combater a oxidação das células.
*USDA Database for the Oxygen Radical Absorbance Capacity (ORAC) of Selected Foods, Release 2 Prepared by David B. Haytowitz
and Seema Bhagwat Nutrient Data Laboratory Beltsville Human Nutrition Research Center (BHNRC) Agricultural Research Service (ARS) U.S. Department of Agriculture (USDA), May 2010.