Quando falamos em açaí, é quase impossível não pensar no Native Açaí. E este ano, pela 5ª vez consecutiva, o Native Açaí foi reconhecido como Escolha do Consumidor 2024 na categoria de sorbet de açaí.
Este prémio é um reflexo da confiança que os consumidores depositam em nós e do nosso compromisso em oferecer produtos de elevada qualidade.
Mas, por que é que o Native Açaí está no top das preferências dos portugueses? A Liliana Pinto, Marketing Manager da marca, ajuda-te a perceber porquê.
Ser Marca Nº1 Escolha do Consumidor é muito mais do que um prémio. É o reconhecimento de tudo aquilo em que acreditamos e dos principais pilares que sustentam o nosso trabalho.
"Desde a fundação da empresa, o nosso foco sempre foi oferecer produtos de elevada qualidade e diferenciadores. Ser reconhecido pelo 5º ano consecutivo é uma confirmação de que estamos no rumo certo e que, de facto, somos distintos da concorrência."
Esta consistência reflete os valores fundamentais da Native Foods, que se baseiam em proporcionar uma experiência de consumo de excelência, sem comprometer a sustentabilidade e sempre respeitando e mantendo os benefícios nutricionais dos produtos.
O sucesso do Native Açaí não é por acaso. Focamo-nos em entregar aos nossos clientes um produto que vai muito além do sabor. Segundo Liliana Pinto:
"Os produtos Native Açaí dirigem-se a um consumidor que procura alimentos alternativos e que proporcionem experiências de consumo diferenciadoras. Somos uma marca associada a um estilo de vida saudável e sustentável."
Além disso, o Native Açaí é vegan, sem glúten e sem lactose. Os produtos são apresentados em embalagens com certificação FSC, reforçando o nosso compromisso com a sustentabilidade e com um estilo de vida saudável.
Estes são fatores que, sem dúvida, têm contribuído para a preferência dos consumidores, ano após ano.
A obtenção de matéria-prima de alta qualidade é um dos maiores desafios enfrentados pela Native Foods. O açaí é colhido apenas uma vez por ano nas margens do rio Amazonas e tem de ser transportado para Portugal de forma a manter todas as suas propriedades.
"O maior desafio é a distância a que a matéria-prima está da nossa indústria e o facto de ser tão exclusiva", afirma Liliana Pinto. Além de garantir que a produção seja segura e de alta qualidade, a empresa também mantém um compromisso com a sustentabilidade, utilizando embalagens recicláveis e promovendo boas práticas de fabrico.
O açaí é conhecido pelos seus benefícios à saúde, sendo uma das frutas mais ricas em antioxidantes. O Native Açaí garante esses mesmo benefícios, já que 66% do sorbet é composto por puro açaí, sem corantes ou conservantes artificiais.
"A antocianina, responsável pela pigmentação roxa do açaí, é o principal fator que faz desta fruta um potente antioxidante", explica Liliana Pinto. Além disso, o açaí é rico em ácidos gordos ómega 6 e 9, ferro, fósforo, cálcio e potássio, contribuindo para a saúde cardiovascular e prevenção de doenças.
O sabor, a cor vibrante e a textura cremosa são elementos que proporcionam momentos capazes de despertar todos os sentidos, como refere Liliana Pinto:
"Além de serem superalimentos, são alimentos que pela sua cor, sabor e textura cremosa proporcionam momentos de degustação prazerosos."
Esta experiência é um fator essencial para fidelizar os consumidores e fazer do Native Açaí uma escolha constante, seja qual for a estação do ano.
Na Native Foods assumimos um forte compromisso com a sustentabilidade, usando matérias-primas e embalagens de origem sustentável que promovem a biodiversidade e benefícios sociais às comunidades locais e povos indigenas. Assim como equipamos a nossa indústria tecnologicamente para uma produção eficiente, padronizada, com economia de recursos e sustentável.
Estas práticas garantem a qualidade do Native Açaí, mas também reforçam a posição da marca como líder em responsabilidade ambiental.
Os produtos Native Açaí estão disponíveis em super e hipermercados e também podem ser encontrados em espaços de restauração, em especial os que oferecem opções de alimentação saudável.
Podes desfrutar deste superalimento no conforto do lar, num espaço que sirva pequenos-almoços e brunch, por exemplo, ou podes mesmo vender Native Açaí no teu estabelecimento.
A marca reconhece que o sucesso alcançado ao longo dos anos se deve, em grande parte, à parceria com os seus distribuidores e ao apoio incondicional dos consumidores.
"Os nossos distribuidores são os nossos parceiros de negócio. Sozinhos não alcançamos nada. Desenvolvemos produtos para ir ao encontro das necessidades dos consumidores e são eles que nos motivam a evoluir," salienta Liliana Pinto. Esta proximidade e atenção aos desejos dos consumidores são elementos-chave para a Native Foods.
Apesar dos desafios globais, como a pandemia e o aumento dos custos de produção, a Native Foods mantém-se focada em inovar e adaptar-se às necessidades dos consumidores. Liliana Pinto menciona que, embora não tenha havido mudanças significativas na receita do sorbet de açaí, esta consistência pode ter sido a chave para o sucesso contínuo da marca.
"Talvez o facto de nunca ter existido uma mudança significativa tenha sido crucial!"
Ser Escolha do Consumidor pelo 5º ano consecutivo é uma prova de que o Native Açaí continua a ser a preferência dos portugueses, quer pelo sabor do sorbet, mas também pelo seu compromisso com a qualidade e sustentabilidade.
Os produtos da marca são perfeitos para quem procura uma alternativa saudável, saborosa e consciente do ponto de vista ecológico.
Se ainda não experimentaste, deixamos-te aqui o convite para experimentares Native Açaí, com todos os seus benefícios. Deixa-te surpreender!